segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Educação Especial - MEC

Avaliação diagnóstica no AEE

             A avaliação diagnóstica inicial é um mapeamento sobre as possibilidades e conquistas individuais em tempo e rítmo; ele nos dá pistas para a concepção de um planejamento eficaz r real que atenda as necessidades de cada aluno. No AEE, realizamos 3 avaliações diagnósticas no decorrer do ano. No início a avaliação visa mapear as habilidades que o aluno já adquiriu, bem como conhecer as suas dificuldades, que serão o foco da nossa atuação. Através do seu resultado, é que será elaborado um plano de ação individual para cada caso. Ao iniciar o atendimento, procuro sempre (e isso é importantíssimo) partir sempre do que tem tem de melhor, do que ele sabe mais e apresenta facilidade, pois isso o motivará, ele se sentirá mais confiante. 
           A segunda avaliação diagnóstica é a intermediária, ela nos mostrará os progressos conquistados pelos alunos ou "não", pois cada um tem o seu rítimo e tempo de aprendizagem. Por meio dessa avaliação, podemos reelaborar o plano de ação para atingir os progressos esperados.Ele ira nortear o prosseguimento dos atendimentos. 
              A terceira avaliação é a fina, nela faremos um paralelo entre a inicial, a intermediária para observarmos os progressos obtidos durante o ano, com seus seus progressos e finalmente traçar o seu perfil de saída, o que facilitará o prosseguimento dos atendimentos no ano seguinte.
                 



FELIZ 2013!!!


RECEITA DE ANO NOVO

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)

Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.

Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.
Carlos Drummond de Andrade

Mostra Pedagógica do AEE - 2012

Olha eu aí na III Mostra Pedagógica do Atendimento Educacional Especializado – AEE: A Escola Aprendendo Coisas Diferentes.
" O evento é uma oportunidade de socialização dos trabalhos realizados nas salas de AEE instituídas em 52 unidades escolares atendendo a 797 alunos da rede muncipal de Uberaba."Foi um momento maravilhoso de troca de experiências. Parabéns ao Departamento de Inclusão e divesrsidade pela organização do evento.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Atividade do Projeto Ciranda das diferenças - Aprendendo com os animais
Objetivo: Melhorar a autoestima, através da aceitação de si mesmo, com suas qualidades e limitações


UTILIZAÇÃO DO LIVRO ONLINE:
“NEM TODAS AS GIRAFAS SÃO IGUAIS”

Esse livro trata da história de uma girafa que não tinha a mesma
altura que as outras, mas, mesmo assim tinha o sonho de ser uma
jogadora de basquete.

MENSAGEM DO LIVRO:
“Ninguém é melhor ou pior que ninguém. Somos todos importantes.”

Técnica de pintura usando a mão como molde
 para o corpo da girafa

Dobraduras
Através desta divertida técnica é possível desenvolver àreas como:
·          Domínio das expressões plásticas: através da manipulação do papel;
·          Domínio da linguagem oral e abordagem à escrita: é sabido que a educação formal tem a tarefa importante de desenvolver a oralidade e a escrita. Através das artes plásticas, da dramatização fomenta-se o diálogo e o interesse na comunicação onde começa a surgir um progressivo domínio da linguagem através do caráter lúdico do origami. Numa situação prática isto se traduz ilustrando palavras aprendidas de livros e de canções, conjugando o desenho, a pintura e a colagem.
·          É também importante noutras etapas do desenvolvimento: estimuladora do esquema corporal, da motricidade fina, da coordenação viso-motora, da discriminação visual e auditiva e ainda da percepção tátil.




JOGOS UTILIZADOS EM MINHA TURMA DE AEE EM 2012


·        Jogo Trilha da leitura (Nesse jogo, joga-se o dado para saber quantas casas o jogador deve andar. Ao parar, ver o número da casa e pegar uma palavra no bolso correspondente a esse número. Número 1 são palavras de 1 sílaba, número 2 são palavras de 2 sílabas, número 3 são palavras de 3 sílabas e número 4 são palavras de 4 sílabas.Ao sortear o aluno deverá  ler a palavra, se acertar fica com a palavra e os pontos correspondentes ao número de sílabas. O jogo acaba quando um jogador chegar no ponto de chegada. Mas ele pode não ser o ganhador, pois para saber o verdadeiro ganhador todos devem somar os pontos correspondentes atrás da ficha de palavras. Ganha quem fizer mais pontos. (Atividades de adição).
·        OBS.: O banco de dados de palavras foi recortado pelos alunos na sala de aula.
·        Jogo Joaninha Continha

·        Nesse jogo cada aluno tira duas pintinhas da joaninha e realiza as operações de adição ou subtração (definir antes de começar). O aluno da vez deve resolver a operação no quadro, explicando o processo utilizado para os colegas. Se acertar a operação, o aluno ficará com os pontos representados pelos resultados das operações que acertou. No final, somar todos os resultados para encontrar a pontuação de cada um. Ganha quem fizer mais pontos.

·        Num segundo momento pegar todos os resultados das operações e fazer a representação dos mesmos no QVL.

·        Variações: Montar tabela de resultados do 1º, 2º 3º e 4º lugar; Fazer operações de subtração parra comparar a diferença entre os pontos do 1º e 2º lugar, entre o 2º e o 3º, etc.


·       Jogo Vamos contar?

Nesse jogo, os alunos aprendem a sequência numérica até dez, compreender o que é dezena e também associar número a quantidade. Os alunos devem colocar os ovos no ninho de acordo com a quantidade estipulada em cada um.


·       Jogo da Centopéia Alfabética
            Nesse jogo, os alunos devem completar a sequência do alfabeto e ler o mesmo e voz alta. Para grupos mais com melhor aproveitamento pode-se cronometrar o tempo de montagem. Ganha quem fizer em menor tempo. Cada parte do jogo é colada com velcro.(Esse eu copiei da net)